Traduzir blog

Netiqueta, você sabe o que isso?

Nas minhas eternas andanças pela Internet, já vi e li de tudo, coisas boas e ruins, interessantes, divertidas, tristes, e por aí afora.
Mas uma coisa que me persegue sempre, é o assunto que gira em torno das relações humanas (afinal sou Psicóloga, né).

Por isso, resolvi criar este post, justamente para abordar esse tema.
Alguém já ouviu falar no termo NETIQUETA??? Sabe do que se trata???
Netiqueta (do inglês "network" e "etiquette") é uma etiqueta que se recomenda observar na Internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, lista de discussão, blogs, enfim nas redes sociais, etc. Serve, também para regrar condutas em situações específicas. http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta.

Portanto, quem usa a Internet para se comunicar, expressar seus pensamentos, emoções, ideias, compartilhar opiniões, enfim se relacionar virtualmente, deve aprender como fazer o bom uso dessa ferramenta.
Eu não vou me alongar, fazendo uma lista sobre regras de boa convivência no mundo virtual, mas gostaria de lançar 3 perguntas, que considero básicas para um blogueiro antenado:
O que é mais importante:
  1. Postar?
  2. Comentar?
  3. Visitar os amigos?
Eu tenho minha opinião a esse respeito, e sigo duas regras que considero básicas:

1. Faço poucas postagens diárias, para evitar que os amigos não consigam ler. Afinal, hoje em dia, todos temos vários afazeres, e postar exige trabalho, tempo, dedicação e pesquisa.
2. Comentários e visitas: Quanto realizo minhas visitas diárias, faço questão de ler o post e deixar comentário de acordo com o conteúdo da postagem. Porque é muito deselegante, você fazer um post expondo suas ideias e pensamentos, e o leitor não se dar ao trabalho de ler e ainda por cima deixar um comentário que nada tem haver com seu texto. Receber em troca algo desse gênero, é no mínimo, falta de respeito.

É obvio que cada blogueiro tem seu estilo e administra seu blog de acordo com ele. De qualquer forma a educação faz parte do mundo virtual e não pode ser esquecida em nenhum momento.
Sendo assim, dê atenção aos seus leitores, cuide do seu blog com carinho e o resultado será proveitoso para ambas as partes.

Bjs

Por: Silvava Haddad - Mãe, esposa, psicóloga, estudante de direito e blogueira. Colaboradora do blog Conexão Blogueira. Clique aqui para conhecer o blog Meus Devaneios Escritos.

3 comentários:

  1. Muito boas considerações, se todos que usam a internet tivessem o cuidado de segui-las seria muito mais interessante.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Ai, meninas parceiras:
    Que delícia passar por aqui e encontrar meu texto.
    MUITO OBRIGADA pela oportunidade.
    Bom domingão á todos.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Temos que tratar os nossos leitores bem, faço de tudo para está sempre comentando nos blogs dos amigos, os blogueiros tem que usar a internet para o bem, Conexão tenha um ótimo domingo beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir